O moderno voto de cajado é o cabresto de sempre

Sobre o ‘Voto de Cajado’, a ‘Marcha pra Jesus’ e a enganação dos tele-evangelistas contemporâneos

A partir da repercussão da atual campanha ‘contra o voto de cajado’, promovida pela Rede FALE, que critica a atuação política dos evangélicos nesta eleição que se aproxima, recordei de um texto que escrevi sobre a participação do FALE RJ na ‘Marcha pra Jesus’, há quase seis anos atrás.

Naquela ocasião, promovemos um evento de oração e reflexão sobre a campanha “FALE por justiça no comércio internacional”, na Igreja Assembleia de Deus da Penha – do pastor Silas Malafaia. O pastor responsável pela juventude daquela igreja,  Alexandre Isquierdo, gostou do tom do evento, e nos  ofereceu “falar num carro de som” para divulgar a então campanha do FALE durante a ‘Marcha pra Jesus’, que seria realizada em data próxima. Após algum debate interno na Rede FALE, aceitamos o desafio.

No entanto, quando chegamos no centro da cidade, na concentração dos carros de som que iriam desfilar na ‘Marcha’, o carro de som da juventude daquela igreja trazia propagandas do deputado “Samuel Malafaia”. Nos recusamos a subir naquele carro. E dessa santa inquietação e repúdio ao ‘cajado eleitoral’ de 2006, nasceu esse texto, intitulado “Só Jesus expulsa demônios das pessoas (Ou de como fui engolido pela baleia)“, que acabo de recuperar, creio que oportunamente.

Digo oportunamente, porque em plena campanha do FALE ‘contra o voto de cajado’, um site ligado ao Pr. Silas Malafaia fez referência a esta campanha – veja aqui. No programa do citado pastor (do dia 16/09), por volta dos cinquenta minutos, ele abre uma sessão para falar das eleições atuais – onde não faltam críticas e polêmicas difusas para todos os lados, como de costume. Contudo, ele assume um discurso interessante: defende que as Igrejas tenham ‘candidatos oficiais’ por uma razão de estratégia política. Ou seja, se coloca como um homem que preza pelo debate público, e que como conhecedor da lógica eleitoral carioca, sabe que com muitos candidatos numa mesma igreja, nenhum se elegerá, e o voto dos fiéis irá para a legenda – o que, segundo ele, beneficia apenas os ‘donos de partidos’.

Os desconhecedores das práticas eclesiais eleitoreiras cariocas podem se enganar com esse discurso. Mas não se iludam: Silas Malafaia é um pastor que promove o que chamamos de ‘voto de cajado’. Ele tem candidatos oficiais, e apoia estes candidatos sem restrições – inclusive vendendo sua imagem a propaganda política, como ocorre na atual promoção do Pr. Alexandre Isquierdo. Ao que parece, este tipo de postura é exatamente a que não admite opiniões ou debates públicos nas igrejas para amadurecimento dos cristãos enquanto eleitores – talvez permita apenas em ano que não seja eleitoral, ou em temas que não considere pragmaticamente relevantes. Ou seja, é o que há de mais arcaico em termos de cabresto, mas dessa vez travestido de uma justificativa moderninha, da ordem da eficácia: se tivermos muitos candidatos entre os irmãos, nenhum será eleito; logo, fique com aquele que realmente tem chance (o meu).

Essa postura, além de reforçar o cajado, apenas promove “a podridão das lideranças  políticas evangélicas que aí estão, defendendo os direitos de poderosos impérios eclesiásticos, em detrimento dos pobres e dos favelados”, como já acontecia nos idos de 2005-2006.

Leia aqui o texto completo Só Jesus Expulsa Demônios das Pessoas (ou de Como Fui engolido pela Baleia).

Leia também:

+ Saiba mais sobre a campanha FALE contra o Voto de Cajado no site da Rede FALE

Evangélicos lançam campanha nacional para garantir o voto consciente (Estado de Minas)

Grupo faz campanha na internet contra ‘voto do cajado’ (Estadão)

+ O cajado, o cabresto e o silêncio

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O moderno voto de cajado é o cabresto de sempre

  1. Pingback: Mais sobre o cajado e o silencio | A Palavra Humilhada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s