Richard Sennett: A Consciência do Olho (ou da Visão)

Divulgo aqui o site pessoal do sociólogo e escritor Richard Sennett. Lá estão disponíveis informações, obras, palestras e mais um pouco. Me tornei leitor (e fã) desde que li “The Conscience of the Eye” (A Consciência do Olho – ou da visão, ainda sem tradução em português). Dentre suas obras, se destaca também “A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”.

Em ‘The Conscience of the Eye’, o autor explora as relações entre arquitetura, política e sociologia na construção histórica das cidades ocidentais. É uma interessante proposta de interpretar visualidade e espaço em suas interconexões com o poder, a produção, o regime visual.

Clique aqui para ver o site.

“Com um olhar direcionado a arquitetura, arte, literatura e tecnologia da vida urbana, Richard Sennett apresenta uma investigação sobre a busca por abrigo e o medo da exposição as novas e estranhas experiências da cultura ocidental – e sobre como essas duas preocupações moldaram a fábrica física da cidade”. (Do site)

“Por que nós desviamos os olhos quando nos encontramos com aquilo que não estamos acostumados?” pergunta Sennett. Em resposta, ele transita entre passado e presente, desde o prédio onde se reunia a assemble em Atenas até o Palladium Club; da Cidade de Deus de Agostinho até os banhos Turcos no baixo Leste de Nova Iorque; dos jardins ingleses do século dezoito até os projetos de casas populares no leste do Harlem; do Nascimento da Tragédia de Nietzsche até o grafite de metrô. A Consciência do Olho é uma investigação da política da visualidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Direito e Cinema, Políticas Públicas, Teoria do Direito e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s